Star Alliance celebra 20 anos conectando pessoas e culturas

(Imagem: Divulgação Star Alliance)

A Star Alliance retornou a Frankfurt, o lugar onde nasceu, para celebrar 20 anos “Conectando Pessoas e Culturas”. E para a próxima década anuncia a estratégia de explorar a tecnologia digital aprimorando ainda mais a experiência de viagem dos clientes.

Neste domingo (14) a diretoria executiva da Aliança, composta pelos CEOs de todas as 28 companhias aéreas membros, realizará sua reunião de verão em Frankfurt , onde os executivos serão informados sobre o andamento do atual plano de negócios e a estratégia futura. O encontro ocorre exatamente 20 anos depois do dia em que seus sócios-fundadores – Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, THAI e United – surpreenderam a indústria da aviação com o anúncio de que se uniriam para formar a primeira aliança global de aviação do mundo.

Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance desde janeiro deste ano, afirmou: “Nossos fundadores tinham uma visão muito avançada em 1997. A partir daquele momento, a Star Alliance estava destinada a impulsionar a inovação na indústria aérea. Fizemos isso com sucesso nos últimos 20 anos, esforçando-nos constantemente para respeitar a visão original de uma rede global integrada para viagens internacionais”.

Entrando em sua terceira década com uma rede sólida e abrangente, a Aliança atende mais de 1.300 destinos em 191 países. A conectividade continua a aumentar por meio das companhias aéreas membros, que lançam novas rotas e ampliam as frequências, enquanto o alcance da rede crescerá a partir da adição de companhias aéreas locais e regionais, com base no conceito de Parceiro de Conexão. Neste contexto, o foco estratégico mudou. Da expansão da rede, a Aliança passou a trabalhar para proporcionar uma experiência perfeita, especialmente para os mais de 14 milhões de clientes que se conectam anualmente entre as companhias aéreas membros em suas viagens. No futuro, as tecnologias digitais estarão no centro dessa estratégia.

“O acesso a informações atualizadas instantaneamente de forma online e de praticamente qualquer lugar tem irrevogavelmente alterado as expectativas dos clientes enquanto viajam”, destacou Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines e atual presidente do Conselho Executivo da Star Alliance. “Os passageiros querem ter controle sobre sua viagem na ponta dos dedos. Isso significa ter pleno acesso a uma riqueza de informações, mas também ser capaz de personalizá-la às suas próprias necessidades pessoais. Fornecer tais serviços ao viajante “digital” de hoje, em se tratando de uma aliança, é o pilar central de nosso novo foco estratégico”.

A infraestrutura central de TI que a Aliança estabeleceu nos últimos anos permitiu uma melhor integração dos serviços de back-end entre as companhias aéreas membros. A nova infraestrutura de TI já permitiu à Aliança melhorar a confiabilidade de processos como o check-in para itinerários entre múltiplas companhias aéreas ou garantir o crédito rápido de milhas de passageiro frequente acumuladas na conta do cliente.

Os membros de qualquer programa de passageiro frequente da aliança podem agora requisitar as milhas online, por meio do próprio website do programa, mesmo quando as milhas foram obtidas no voo de outra companhia aérea Star Alliance.

A central de bagagens, o mais recente projeto de TI, entrou em operação no fim de 2016 e facilita a transferência de mensagens referentes à bagagem entre as companhias aéreas membros, seus manipuladores em terra e os sistemas de manuseio de bagagem nos aeroportos.

“Nossa estratégia é desenvolver recursos digitais de forma centralizada, que podem ser utilizados pelas nossas companhias aéreas membros para melhorar seus próprios produtos e, assim, oferecer atenção adicional aos seus clientes regulares, mesmo quando estão viajando para qualquer outra localidade em nossa malha aérea”, afirmou Jeffrey Goh. “Nos próximos anos, vamos lançar muitas dessas facilidades. Individualmente, vão proporcionar uma expressiva melhoria nos processos. Adotadas em conjunto, vão oferecer aos clientes um nível completamente novo de informação e controle de sua viagem.”

Para apoiar a implementação da nova estratégia, a Star Alliance reestruturou seu headquarter em Frankfurt e reorganizou a equipe de gestão da Aliança, que agora é constituída por:

  • Janice Antonson, vice-presidente Comercial e de Comunicações.
  • Christian Draeger, vice-presidente de Experência do Cliente.
  • Dr. Martin Mueller, diretor de Finanças e Estratégia.
  • Alska Scherer, diretora geral e de Recursos Humanos.

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